Novo blogue

Bem vindo ao novo blogue sobre Psicologia e Investigação! Submeta os seus textos em laralves@portugalmail.pt!
Proponha temas, esclareça dúvidas e participe!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Preparar os exames

Sempre que se pensa em testes ou exames, pensa-se automaticamente em stress, ansiedade e nas suas manifestações. No entanto, os testes são um facto da vida e o mais certo é que eles ocorram ao longo de toda a vida e que sejam o modo mais utilizado para demonstrar conhecimentos e capacidades. Por isso, é importante aprender a lidar com o stress e a ansiedade que os testes/exames inevitavelmente envolvem para que seja possível controlar os seus sintomas, e assim, transformar a ansiedade e o stress de algo incapacitante para algo estimulante.

Aqui vão algumas dicas. Provavelmente nem todas vão funcionar consigo mas, esperemos, pelo menos o(a) encoraje a começar a pensar e a preparar-se para testes e exames de um modo geral.


Preparação:

  1. Organize um horário de revisões que seja realístico. Lembre-se que é a qualidade do teu tempo de estudo que importa e não a quantidade.
  2. Quando estiver a rever a matéria faça mais que olhar para uma página com esperança que algum milagre aconteça e que a matéria se transfira automaticamente para o teu cérebro! Desenvolva um método de estudo que resulte consigo. Por exemplo, sublinhe algumas palavras-chave com cores diferentes. Fale com os seus professores acerca de técnicas de revisão como fazer esquemas ou resumos.
  3. Não consuma estimulantes, bebidas com cafeína (refrigerantes, café ou mesmo chá). Embora estas bebidas o(a) façam sentir melhor durante o dia, vão dificultar o repouso à noite.
  4. Pare de estudar cerca de uma hora antes de ir para a cama e dê descanso ao teu cérebro. Ouça música, tome um banho, leia alguma coisa leve ou veja um pouco de televisão. O seu cérebro não é como um interruptor que pode simplesmente desligar-se, precisa de um período de transição para se ajustar.

No Exame:

  1. Não se engane na data do exame. Reconfirme sempre a data, a hora e o local do exame. Nada é mais desagradável que ser apanhado de surpresa.
  2. Como preparação para os diferentes tipos de testes e exames, provavelmente já terá realizado dezenas de exercícios e de fichas mas, antes de entrar em cada exame, faça uma revisão mental e relembre os objectivos da matéria.
  3. Na noite anterior prepare o material que poderá precisar para o teste como canetas, calculadoras ou outro material especializado para que não entre em pânico no dia do exame.
  4. Alimente-se convenientemente às refeições. Coma uma pequena guloseima antes de cada exame. Lembre-se de manter uns bons níveis de energia. Os seus níveis de açúcar precisam de estar um pouco altos para que o cérebro funcione com todo o seu esplendor.
  5. Antes do exame, num espaço calmo, mais ou menos privado (ex: quarto de banho) feche os olhos e respire calma e profundamente 10 vezes. Este exercício vai fazer com que se acalmes. Além disso, pode repeti-lo durante o exame ou em alturas que se sinta a entrar em pânico.
  6. Evite conversas que sabe que o vão alterar antes do exame… as discussões têm tempo para acontecer, antes dos exames é que não. Do mesmo modo, evite pessoas que considere aborrecidas ou que “o tiram do sério” por exemplo “os sabichões” que começam a testar os seus conhecimentos antes mesmo de entrar para a sala do exame.
  7. Se a mesa onde vai fazer o exame abana, peça outra. Se não for possível, ponha algo debaixo da perna da mesa antes de começar o exame.
  8. Começou o exame! Mantenha a calma e leia o enunciado todo antes de começar, pelo menos duas vezes, marcando, da segunda vez, as questões que consegue fazer mais facilmente.
  9. Leia as questões que marcou anteriormente com atenção. Essa é a tua “lista fácil”. Fazer primeiro as perguntas que considera fáceis vai dar-lhe motivação e ânimo para fazer as outras mais difíceis.
  10. Leia as perguntas cuidadosamente. Os professores não querem ler mais do que aquilo que perguntaram… Vale a pena ponderar no que será relevante na questão e organizar a sua resposta mentalmente ou na folha de rascunho. Só então começa a escrever.
  11. Se se mantiver calmo vai ter tempo para responder a todas as questões. Se for mais fácil para si, divida o tempo do exame pelo número de questões que tem que fazer.

Depois do exame:
Se tudo correu bem, irá ter a nota por que tanto se esforçou, no entanto, nem sempre o esforço efectuado é recompensado… e pode reprovar no exame… tenha noção que não é o fim do mundo… é apenas um exame… terá outras oportunidades para recuperar esta nota. Pergunte aos seus professores como…

Artigo proposto por Lara R. Alves, Psicóloga Clínica, laralves@portugalmail.pt